Novembro | 2021

 

Notícias

 

 

A Rede ADSE oferece-lhe mais 23 novos prestadores de cuidados

Os beneficiários usufruem agora de mais 23 prestadores convencionados, em 25 novas localizações, sobretudo em regiões sub-representadas na Rede ADSE, designadamente em Arcos de Valdevez, Arganil, Aveiro, Bombarral, Cabeceiras de Basto, Castelo Branco, Celorico de Basto, Esposende, Évora, Figueira da Foz, Gondomar, Leiria, Lisboa, Mangualde, Mora, Oeiras, Porto, Póvoa do Lanhoso, Póvoa do Varzim, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Seixal, Tondela e Vagos.

Relembramos que o Hospital da Luz Vila Real passou a integrar a Rede ADSE desde o passado mês de outubro.

Outras convenções estão a caminho, para tornar a Rede cada vez mais próxima de si!

Conheça todos os novos prestadores da rede.

 

 

 

 

Uma imagem com eletrónica, computador, teclado

Descrição gerada automaticamente

Proposta de revisão de alguns preços enviada às Tutelas

Tal como amplamente divulgado, após a entrada em vigor da Tabela do Regime Convencionado, e pretendendo garantir a qualidade dos serviços prestados em prol do interesse e expectativa dos beneficiários, a ADSE considerou rever novamente os preços de determinados atos médicos que não se afiguraram razoáveis para um conjunto significativo de prestadores.

A ADSE já concluiu esta revisão e já enviou a proposta para decisão do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública e Ministério das Finanças.

 

 

 

 

A ADSE agora dá-lhe +Vantagem

Já está em funcionamento o Programa ADSE +Vantagem. Através de parcerias firmadas com fornecedores de bens e serviços, a nível nacional, os beneficiários da ADSE passam a ter acesso a um conjunto de descontos e vantagens especiais, em áreas tão diversas como férias e lazer, bem-estar e desporto, restaurantes, cultura, serviços de apoio para toda a família, entre outros.

Para usufruir das vantagens, basta apresentar o cartão da ADSE junto dos nossos parceiros.

Aconselhamos que consulte regularmente o site do Programa, pois novas parcerias e campanhas especiais estarão sempre a chegar! No final do site, também lhe é permitido propor sugestões.
Conheça o Programa e comece desde já a usufruir.

 

 

 

 

Facebook.com/adse.consigo

A ADSE tem uma página de Facebook institucional para passar a enviar conteúdo de interesse dos beneficiários, em tempo real.

Nesta página, publicaremos as notícias mais recentes, recomendações e outras informações úteis.

O potencial de interações gerado por cerca de 1,3 milhões de beneficiários na plataforma, não nos permitirá responder adequadamente a cada utilizador. Por este facto, caso tenha questões, continue a utilizar o Atendimento Online, escolhendo o tema no qual se inclui a sua dúvida.

Comece a seguir a ADSE e fique a par das novidades!

 

 

 

 

Todos os assuntos, uma só loja!

A loja de atendimento da ADSE, sita na Praça de Alvalade n.º 8, em Lisboa, encerrou no dia 15 de novembro. Todos os assuntos passam a poder ser tratados presencialmente na Loja do n.º 18 da Praça de Alvalade.

Recordamos que a Loja está aberta ao público das 9h às 16h.

Em alternativa ao atendimento presencial, e como forma de contacto preferencial, recomendamos a utilização do Atendimento Online.

 

 

 

 

Combate à desinformação sobre a ADSE

No nosso portal há uma nova página de Perguntas & Respostas especialmente dedicada a combater a desinformação ou informação pouco clara/transparente sobre a ADSE. A página será alimentada pelo levantamento assíduo de questões colocadas em diversos suportes de comunicação. Pretende-se que a página tenha uma natureza dinâmica e, sempre que se justifique, serão acrescentadas novas perguntas e respostas.

Como facilmente se pode compreender, a esta altura a lista responde a questões maioritariamente relacionadas com nova Tabela do Regime Convencionado. Verifique aqui se a lista contém o esclarecimento para a dúvida que possui.

 

 

 

 

Já pode solicitar apoio por videochamada para o pedido de reembolso

O apoio por videochamada para serviços do ePortugal foi alargado para o "Pedido de reembolso de despesas de saúde à ADSE". Entre outros serviços públicos, os beneficiários da ADSE passam também a poder agendar uma sessão por videoconferência para acompanhamento e esclarecimento de dúvidas acerca da submissão do pedido de reembolso de despesas online.

Consulte aqui para saber mais sobre este e demais serviços em que pode solicitar apoio por videochamada.

 

 

Recomendações

 

Não seja surpreendido no ato de pagar a conta

A nova Tabela do Regime Convencionado eliminou a maior parte dos códigos abertos através dos quais os prestadores faturavam os preços livremente, passando a fixar preços para um conjunto extremamente elevado de cirurgias.

A medida dos preços fechados protege melhor o interesse dos beneficiários, na medida em que aumenta o controlo da despesa e reduz a imprevisibilidade dos valores a pagar pelos cuidados de saúde.

Procure consultar a Tabela para saber de antemão quanto irá pagar.

 

 

 

 

É o prestador quem deve informar os beneficiários

É o prestador junto do qual tem a consulta ou o cuidado médico marcado quem o deve informar, prévia e atempadamente, de que o profissional de saúde ou o cuidado médico já não fazem parte do seu corpo clínico ou unidade de saúde convencionados.

Também nessa altura, deve ser informado da existência, ou não, de alternativa convencionada para a mesma especialidade ou cuidado, na mesma ou noutra unidade de saúde do mesmo grupo, que o satisfaça igualmente.

Perante as reclamações recebidas, a ADSE já alertou os prestadores para a obrigação contratual de informação prévia e atempada e para as consequências deste incumprimento.

 

 

 

 

Conceda autorização à ADSE para usar o seu email

Na era digital em que vivemos, praticamente todos os beneficiários possuem um endereço de email. No entanto, só com a sua autorização podemos recorrer a este meio para comunicar mais rapidamente consigo.

Autorize a ADSE a usar o seu email como forma de contacto preferencial (ao abrigo do Regulamento de Proteção de Bases de Dados - RGPD). Pode conceder esta autorização através da ADSE Direta ou da app MyADSE.

Saiba mais aqui.

 

 

Sabia que…

 

 

É permitido marcar mais do que uma consulta no mesmo dia

A ADSE financia uma consulta médica de Clínica Geral ou da mesma especialidade por dia, independentemente de a mesma ter sido realizada em regime livre ou regime convencionado. Por outras palavras, é permitido o agendamento de diferentes consultas de especialidade no mesmo dia, mas não a marcação de duas ou mais consultas da mesma especialidade para o mesmo dia (regra n.º 13, página 66 das Regras específicas das consultas médicas, da Tabela do Regime Convencionado).

 

 

 

 

As chamadas tabelas de preços “especiais” podem não ser vantajosas para si

Alguns prestadores de saúde confrontam os beneficiários com tabelas de preços "especiais" aplicáveis aos médicos e atos clínicos que excluíram das convenções mantidas com a ADSE, designadamente os grupos Luz Saúde, CUF e Lusíadas.

Uma consulta de especialidade anunciada nessas tabelas custa-lhe, em regra, entre 35€ e 40€, montante esse pago diretamente ao prestador. Depois, terá de submeter à ADSE a fatura, em Regime Livre, e aguardar para receber o reembolso: 20,45 €. Daqui resulta que o valor que fica a seu cargo é muito superior, quando comparado com o valor que pagaria pela consulta em regime convencionado: 5€ (pagos diretamente ao prestador e sem ter de fazer mais nada).

Ora, quando estão em causa atos mais dispendiosos (por exemplo, um exame ou cirurgia), o preço "especial" tornar-se-á incomportável!

Por isso, ao ser confrontado com uma tabela de preços “especiais” avalie bem todas as hipóteses. A ADSE oferece sempre alternativas para o serviço que precisa. Pesquise aqui por um prestador convencionado perto de si.

 

 

Cuide da sua saúde

 

 

 

Novembro: Mês de consciencialização do cancro do pâncreas

O cancro do pâncreas já é a quarta causa de morte por cancro na Europa e estima-se que para as próximas duas décadas o número de novos casos possa aumentar em mais de 70%. Em Portugal, representa 2,8% de todos os tipos de cancro, registando-se anualmente cerca de 1.700 novos casos.

Com uma taxa de mortalidade muito alta, o seu diagnóstico é frequentemente tardio por se desenvolver sem sintomas, o que condiciona a possibilidade de um tratamento curativo.

Segundo a Organização World Pancreatic Cancer Coalition existem diversos fatores que são conhecidos por poderem aumentar a probabilidade do seu aparecimento: a idade, o tabagismo, a ingestão de uma grande quantidade de álcool, os maus hábitos alimentares com uma grande quantidade de gorduras saturadas e carnes vermelhas, o excesso de peso, a diabetes (pode duplicar o risco de cancro do pâncreas), a pancreatite crónica e a história familiar.

 

Ambiente

 

 

Há uma App que permite a cada um de nós apoiar a Agenda 2030 da ONU

A Agenda 2030 da ONU prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para acabar com a pobreza, reduzir as desigualdades e combater as mudanças climáticas.

Trata-se de um contrato entre 190 líderes mundiais e os povos e uma lista de coisas a fazer em nome dos povos e do planeta.

E cada um de nós pode envolver-se ao instalar a App ODS em Ação. A partir daqui, fica a conhecer cada um dos Objetivos e metas propostas, pode escolher e acompanhar os progressos do seu(s) Objetivo(s) favorito(s), receber notícias e vídeos explicativos, ser informado sobre o que pode fazer, verificar factos e números importantes e criar os seus próprios eventos e ações sustentáveis. É ainda possível convidar amigos, interagir com pessoas de todo o mundo e encontrar eventos nacionais e internacionais nos quais pode participar para apoiar os Objetivos.

O que fazer?

1.    Descarregar a app no Google Play ou na App store

2.    Conhecer cada Objetivo e perceber o que outras pessoas estão a fazer para alcançar as metas globais

3.    Aderir a uma ou mais Ações da sua preferência e convidar amigos a participar

4.    Inspirar-se e criar a sua própria ação para apoiar os Objetivos globais.

 

Faça-se ouvir e convide outros a participar! 

 

 

  ADSE Digital

 

 

 

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www.adse.pt  Tel. 218 431 881