Nº 8/2020

 

 

 

Notícias

 

 

Diagnóstico Laboratorial COVID-19 | Nova medida

Visando a estratificação do risco, a ADSE passará a financiar o diagnóstico laboratorial do SARS-CoV-2 aos beneficiários na qualidade de acompanhantes em permanência durante o perioperatório de um utente em idade pediátrica, ou em circunstâncias excecionais, sempre que o acompanhante deva ser submetido aos mesmos procedimentos descritos nos números 8 a 13 da Norma 13/2020.

Conheça as demais alterações versadas na nova “Nota Informativa aos beneficiários da ADSE e aos prestadores do Regime Convencionado sobre o Diagnóstico Laboratorial COVID-19” publicada AQUI.

 

 

 

 

ADSE Direta | Envio de documentos digitalizados

Na ADSE Direta, a função “Enviar Documentos Digitalizados” permite-lhe submeter toda a documentação inerente aos seus processos de reembolso, ficando, assim, dispensado de entregar os originais em mão ou por correio.

Através desta funcionalidade já é possível enviar:

·         Documentos relativos à suspensão do reembolso;

·         Documentos complementares para processos de reembolso;

·         Declaração de IRS para processo de reembolso de Lares.

 

 

Recomendações

 

Dê autorização à ADSE para usar o seu email
O email é um canal de comunicação valioso, de simples interação e muito eficiente, que tem permitido uma comunicação única entre a ADSE e cada Beneficiário.
Mas o seu consentimento tornou-se absolutamente necessário para que a ADSE possa continuar a comunicar consigo através de email. Enquanto não der o seu consentimento, a ADSE está impedida de o contactar por esta via. Esta medida resulta da implementação de providências associadas ao cumprimento dos princípios da proteção de dados (RGPD). Conceda-nos essa autorização, acedendo à
ADSE Direta ou app MyADSE. É muito simples! Siga os quatro passos discriminados AQUI.

 

 

 

 

Vai ser possível passar a receber mensagens através de SMS's
A ADSE está fortemente empenhada na inovação e diversificação dos seus canais de comunicação, para tornar mais eficiente, imediata e personalizada a interlocução com os Beneficiários.

Um dos canais em desenvolvimento é o SMS (serviço de mensagens curtas), o qual permitirá que passe a receber, no seu telemóvel, alertas e outras informações passíveis de serem transmitidas rapidamente e de uma forma precisa.

Mas para que isto aconteça, é fundamental a sua colaboração. Aceda à ADSE Direta ou app MyADSE e confirme se o campo "telefone" está preenchido e/ou atualizado, com o seu número de telemóvel.

Aproveite e atualize e/ou preencha também os restantes dados pessoais.

Ajude-nos a inovar!

 

 

 

 

Não de esqueça de “Confirmar”!

Quando submeter um novo pedido de reembolso online na ADSE Direta, depois de "Guardar" as informações e inserir as respetivas "Imagens", não se esqueça de clicar em "Confirmar" (imagem). Após esta confirmação, recebe um email indicando que o seu processo foi rececionado. Caso não faça “Confirmar”, o processo não fica registado na plataforma e será anulado automaticamente.

Não se esqueça: verifique se o endereço de email registado na plataforma está correto!

Durante algum tempo fica disponível a opção "Desconfirmar", que lhe possibilita editar alguma informação relativa ao pedido. Se o fizer, deve voltar a "Confirmar".

Em caso de dúvida consulte: “Como submeter um pedido de reembolso online na ADSE Direta”.

 

 

Sabia que…

 

 

Lares, Casas de Repouso e Apoio Domiciliário
A ADSE pode apoiar a resposta social desenvolvida em alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, destinado a pessoas que se encontrem em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia, como forma de apoio à família.

Saiba em que situações e quais as condições AQUI.

 

 

 

 

Tenha os seus cartões em formato digital sempre à mão
O Cartão Digital da ADSE é uma das formas de disponibilizar as suas informações de forma fácil e 100% ecológica, através do seu telemóvel. E mesmo sem ligação à internet. Basta instalar a aplicação
MyADSE.

Também a Chave Móvel Digital possibilita-lhe instalar a aplicação id.gov e aceder à versão digital do seu Cartão de Cidadão, Carta de Condução e Cartão ADSE.

 

 

 

 

Prevenção de afogamentos
Praticamente todos os anos, mais de um terço das mortes por afogamento ocorrem nos meses de junho, julho e agosto. Seja em praias, rios, ribeiras, lagoas, tanques, poços ou piscinas, as mortes por afogamento podem ser evitadas sendo a prevenção essencial. Esteja atento às crianças, instale barreiras de acesso às piscinas e reservatórios de água, opte sempre por locais considerados seguros e com vigilância e tenha sempre próximo os equipamentos de segurança.

Informe-se sobre os principais cuidados a ter em férias e viagens AQUI.

 

 

Cuide da sua saúde

 

 

Cancro do pulmão
Assinala-se a 1 de agosto o ´Dia Mundial do Cancro do Pulmão’. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o cancro do pulmão é a principal causa de morte por cancro em todo o mundo, ceifando a vida de 8 milhões de pessoas anualmente. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, representando cerca de 1,2 milhão não-fumadores expostos ao fumo ambiental, em casa, em veículos, nos locais de trabalho e em espaços públicos fechados, não existindo um limiar seguro de exposição.

A Europa apresenta a maior percentagem de uso de tabaco do mundo, com um número estimado de 209 milhões de fumadores (29%). Os dados do “European tobacco use – trends report 2019” revela que 9 em cada 10 mortes, relacionadas com problemas na traqueia, brônquios e cancro do pulmão, estão associadas ao tabaco. Por outras palavras, 90% dos cancros do pulmão poderiam ser evitados.

A deteção tardia deste tumor maligno é o principal problema e o tabagismo a principal causa de aparecimento da doença.

Deixe de fumar, pela sua saúde, pela saúde de todos. O SNS dispõe de uma boa rede de consultas de cessação tabágica. Ligue para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) e informe-se.

E… não deixe de conhecer a Florence, a primeira trabalhadora virtual da OMS, concebida para o(a) ajudar a desistir de fumar. Conheça-a e fale com ela AQUI (fala várias línguas!).

 

Ambiente

 

 

O que a lixívia faz ao ambiente?
Controlar a Covid-19 exige mais utilização de lixívia (e detergentes) porque se trata de um "desinfetante doméstico forte e eficaz a eliminar o SARS-CoV-2", mas "em concentrações elevadas pode ser nociva para o utilizador, além de poluir o meio ambiente". Quem o diz é a Direção Geral de Saúde (DGS) no primeiro volume do manual “Saúde e Atividades Diárias – Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19”, que não esqueceu as preocupações com o ambiente.

De facto, e segundo a Environmental Science & Technology, os produtos de limpeza com lixívia emitem compostos que contêm cloro, como o ácido hipocloroso (HOCl) e gás cloro (Cl2). Em ambientes pouco ventilados, estes gazes podem reagir com outros produtos químicos como o limoneno, um composto com aroma de laranja ou limão presente em muitos produtos de limpeza, cuidados pessoais, purificadores de ar, etc. Depois, do contacto com a iluminação interna ou a luz do sol, resulta uma reação que dá origem aos chamados aerossóis orgânicos secundários (SOAs).

Quando utilizar lixívia nas limpezas domésticas saiba que:

·         A lixívia deve ser diluída em água fria, uma vez que a água quente a torna ineficaz e aumenta a sua volatilidade, ou seja, facilita que passe da sua forma líquida a gasosa, promovendo a libertação de gases tóxicos.

·         A desinfeção com lixívia é especialmente importante em locais onde há a presença de uma pessoa com Covid-19. Neste caso, deve diluir-se 1 parte de lixívia (com uma concentração original de 5%) em 99 partes iguais de água, ou seja, 4 colheres de chá de lixívia num 1 litro de água.

·         Comece por lavar primeiro com detergente de uso doméstico e de seguida aplique lixívia diluída em água, deixando atuar 10 minutos. Evite a sua inalação.

Adote estas e outras recomendações da DGS para proteger o ambiente e a família.

 

 

 

 

 

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